Clube União Lyra Serrano (Santo André - SP)

Endereço : Av. Antonio Olyntho, s/nº - Vila de Paranapiacaba
Santo André - SP
Telefone : (11) 4439.1316

Breve Histórico :

Em 1907, começaram as construções da sede atual que, em 1938, foi ampliada, adquirindo a feição hoje existente: um grande edifício de dois andares, totalmente construído em madeira de lei, principalmente pinho-de-riga, importada da Inglaterra.

O prédio chama a atenção por sua ostentação e volumetria. Possui soluções espaciais bem diversificadas como, por exemplo, a transformação do salão principal em sala de cinema, quadra de esportes ou salão de bailes, com camarotes apropriados ao alto escalão da Ferrovia São Paulo Railway. Possui ainda outras dependências, como sala de jogos. 

Esse clube é a união da Sociedade Recreativa Lira da Serra e do Serrano Atlético Clube. Atualmente é sede de diversos eventos da Vila de Paranapiacaba. O Clube Lyra, que foi restaurado em 2005 pela Prefeitura de Santo André, com o patrocínio da Petrobrás, possui atualmente uma exposição que aborda o patrimônio sociocultural, com um acervo de aproximadamente 400 troféus das décadas de 1920 a 1990, duas mesas de sinuca, mesas de gamão, e painéis fotográficos com imagens selecionadas e registradas a partir de eventos sociais e culturais no decorrer dos anos, e que expressam os costumes e a dinâmica da comunidade local.

Características :

O prédio em madeira, coberto por telhas francesas, possui um hall de entrada que distribui os acessos.

A boca de cena possuía adaptação para descida de tela para projeção de filmes de cinema. Na parede oposta, existem os visores da cabine de projeção, onde se pode ver os dois projetores originais fixados ao chão. 

Nas laterais, existem dois camarotes que foram utilizados pelo alto escalão da São Paulo Railway e placas metálicas com os nomes dos frequentadores.

No pavimento superior, encontra-se o coro (foyer), que dá acesso à sala de troféus, onde se pode apreciar uma vasta coleção da premiação de futebol e outras atividades esportivas ocorridas no antigo clube - testemunhos da história local.












Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.