PlayArte Ibirapuera (São Paulo - SP)

Endereço : Av. Ibirapuera, 3103 - Indianópolis
6 salas

Inaugurado em 1976, o Shopping Ibirapuera foi o segundo grande centro de compras da capital, após o pioneiro Iguatemi. As três salas de cinema, que abriram as portas naquele mesmo ano, fecharam em 2004, e, desde então, os frequentadores ficaram órfãos de uma das principais atividades de lazer e cultura. A espera de quinze anos acabou. O Grupo PlayArte, finalmente, entregou o que estava sendo prometido há quase uma década: um novíssimo complexo com seis salas, que totalizam 798 lugares.

A demora deveu-se a uma longa negociação com o shopping, mas, em setembro de 2018, foi dada a largada na construção. O espaço, que antes abrigou as Casas Bahia e outras lojas, ocupa três andares — os pisos Campo Belo (onde fica a entrada), Ibirapuera e Jurupis possuem duas salas cada um. Há quatro totens de autoatendimento e quatro bilheterias, além de seis caixas para compra de pipoca, refrigerante e guloseimas. A sala especial, com capacidade para comportar 139 pessoas, é a Play Extreme, com som imersivo, em Dolby Digital 7.1, mais potente do que o das convencionais. Todas, porém, ganharam poltronas “executivas”, com braços estofados e conforto classe A. As novidades também estão no cardápio. A pipoca gourmet, por exemplo, recebeu upgrade e surge nos sabores morango, paçoca e chocolate branco. Além de pão de queijo, café e sorvetes, a bonbonnière servirá pizzas e vinhos, que podem ser consumidos durante a sessão.

Com a abertura da Estação Eucaliptos do metrô (Linha 5-Lilás), em março do ano passado, o acesso ao shopping ficou mais fácil e rápido para quem não mora em Moema. Por isso, o Grupo PlayArte ainda estuda qual a melhor programação para atender seus novos clientes. Como duas salas só abrem em maio, as quatro restantes vão exibir, na primeira semana, uma programação bem comercial: Vingadores - Ultimato, a grande estreia do ano, De Pernas pro Ar 3Shazam! e Superação - O Milagre da Fé. Os preços (do bilhete inteiro) variam de R$ 42,00 (às quartas para filmes em 2D) a R$ 62,00 (na Play Extreme, de quinta a domingo, para filmes em 3D).

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 1 de maio de 2019, edição nº 2632.



Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.