Santo Ângelo (Mogi das Cruzes - SP)

Cine Teatro Santo Ângelo

Inauguração : 09/05/1948
Filme inaugural : "Os Melhores Anos de Nossas Vidas" (1946), de William Wyler.

Endereço :
Rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves, Km 3,5 - Jundiapeba
Mogi das Cruzes - SP

Cinema construído dentro do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, antigo Leprosário Santo Ângelo, fundado em 1928 e criado para ser um hospital colônia para hansenianos. Primeiro hospital colônia do Brasil.

Em funcionamento ? : Não. O prédio encontra-se fechado.

CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO CINE-TEATRO
Havia outro cineteatro no hospital, mas bem menor.

Texto da 'Revista de Combate à Lepra' - 1941 :

Com o crescimento do número de pacientes, o primeiro cineteatro ficou pequeno. Em agosto de 1940, a Caixa Beneficente, atendendo aos apelos dos pacientes, disparou uma intensa campanha a fim de angariar fundos para a edificação do segundo cineteatro. 

A Caixa Beneficente do Asilo-Colônia, que está localizada na cidade paulista de Santo Ângelo, promoveu uma intensa campanha a fim de angariar fundos para a edificação do seu Cineteatro. O apelo dos 1.600 hansenianos desse modelar estabelecimento empolgou o povo paulista, que contribuiu generosamente para esse humanitário movimento.

Como intermediário dos internados em Santo Ângelo, colocaram à frente dessa campanha, que teve início em agosto de 1940 e se prolongou até setembro, os srs. Homem de Melo, o dr. Sólon Fernandes, dr. Cyro de Souza e Silva, dr. Aulo Viana e sra. Norina Perez.

Em benefício da construção do Cineteatro foram promovidos festivais, espetáculos teatrais, jogos desportivos e organizaram-se bandos precatórios que nas ruas de São Paulo solicitavam donativos.

Esta campanha encontrou o mais decidido apoio do povo e do governo paulista, e tudo fizeram para o seu bom êxito. Abrindo o “Livro de Ouro”, o dr. Adhemar de Barros, interventor Federal no Estado, assinou a quantia de 10 contos de réis. Houve, como o Chefe do Executivo Paulista donativos vultosos de elementos destacados da sociedade, tendo até um anônimo contribuído com doze contos de réis. 

Entre os mais interessantes movimentos realizados em favor dessa Campanha desejamos salientar o dos vales-tijolo, que foram largamente distribuídos entre os colegiais dos grupos escolares, com ótimos resultados.

Inúmeros clubes esportivos, recreativos e operários promoveram festividades. A colônia Italiana realizou grandioso festival sob o patrocínio do sr. embaixador da Itália. 

Também o “Estado de São Paulo”, o grande “leader” da opinião paulista e que sempre se colocou ao lado das grandes causas que visam o amparo da coletividade, cooperou de maneira eficientíssima na campanha, tendo as quantias o total de 7:319$500.

Graças à dedicação de seus dirigentes e à generosidade do povo paulista, a campanha conseguiu arrecadar quantia aproximada a 300:000$000.





Primeiro anfiteatro do hospital

Primeiro anfiteatro do hospital com atualizações na plateia e palco

VISUALIZAÇÃO NO SMARTPHONE

PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO DAS POSTAGENS NO SMARTPHONE, COM O CONTEÚDO COMPLETO E AS CORES ORIGINAIS, ROLE A PÁGINA ATÉ O FINAL E CLIQUE EM VISUALIZAR VERSÃO PARA WEB.

CLIQUE NA IMAGEM E VISITE A PANPAGE

CLIQUE NA IMAGEM E VISITE A PANPAGE
By Yago Moreira

CINE BELAS ARTES, À LA CARTE E PANDORA FILMES

Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.