São José (Brotas - SP)


O HISTÓRICO CINE SÃO JOSÉ

O cine São José, em Brotas, teve sua primeira sede na Avenida Rui Barbosa, e seu nome foi uma homenagem ao santo de devoção da família do proprietário. Por coincidência, todos os proprietários posteriores tinham José em seus nomes.

Anos mais tarde, passou a funcionar na Praça Amador Simões, bem no centro da cidade, sendo vendido logo em seguida. Inspirando-se no cine Avenida da cidade de São Carlos, os novos proprietários construíram o prédio do cine São José, inaugurado em 1956, na Avenida Dois, hoje atual Av. Rodolfo Guimarães e, então, passou a ser chamado de Palácio Encantado da Cidade. Os filmes de Mazzaropi lotavam o cinema nessa época, exigindo muitas vezes uma segunda sessão.

O cinema abrigava outros eventos culturais, como peças de teatro, apresentações de grupos de dança, shows musicais e formaturas. Vale destacar que em 1966 o cinema foi palco para grandes nomes da jovem guarda, momentos inesquecíveis para a população de Brotas e região. De 1956 a 1976, a programação esteve a cargo dos fundadores do cinema.

Em 1976, a Empresa Teatral Peduti Ltda., foi contratada para executar a programação até 1978. Fechado por um período, o cinema foi reaberto em 1980.

Novamente, ficou fechado por seis meses, reabrindo em 1981 e funcionando até 1990. Nesse ano, o prédio foi vendido e os novos proprietários o mantiveram em funcionamento até 1994. Mas, em 5 de agosto de 1994, o cinema encerrou suas atividades.

Em março de 1977, o prédio do cinema acolhe, no seu piso superior, a Rádio Brotense, onde, aos oito anos de idade, o cantor Daniel fez seu primeiro programa radiofônico, já demonstrando seu carisma e seus dons artísticos. Muitos anos se passaram até que em 2004, o cantor José Daniel Camillo adquire o prédio do cine São José. Chamou sua atenção o fato de que, mais uma vez, não somente ele o proprietário, mas também seu pai e irmãos levam José em seus nomes. Devoto também de São José e pelas coincidências, Daniel resolveu manter o nome do cinema.

A restauração do prédio começou em 2006, com todos os cuidados para se preservar ao máximo sua arquitetura. Em 04/03/2009, no mês de São José, o cine São José foi reinaugurado em grande estilo com a pré-estreia nacional do filme “O Menino da Porteira”. Celebridades e convidados puderam conferir de perto as novas instalações que em seguida encantaram a população de Brotas e região. O cinema da cidade estava de volta e com ele também, um espaço cultural que hoje recebe shows, espetáculos de dança, eventos culturais em Brotas. Era esse o grande sonho de Daniel: trazer de volta a magia do cinema e ao mesmo tempo, um palco que pudesse proporcionar grande eventos à sua querida cidade.

Endereço : Av. Rodolpho Guimarães 635 - Centro 
Brotas -SP
Contato : 
(14) 3653-4385 | (14) 3653-4382
contato@cinesaojose.com.br

www.cinesaojose.com.br

Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.