Oscarito (Cineclube) (São Paulo - SP)

Inauguração : 12/07/1985 (18hs.)
Filme inaugural : "Assim Era a Atlântida", de Carlos Manga (um dos principais diretores da Atlântida, produtora de chanchadas, onde Oscarito fez a maior parte dos seus filmes).
Fundadores :
Centro de Estudos Paulo Emilio Salles Gomes, que tinha como Presidente-executivo, Felipe Macedo.
André Sturm, atual diretor-executivo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e proprietário do Cine Caixa Belas Artes, também, foi um dos fundadores do cineclube, além de programador e tesoureiro até meados de 1986.
Som e projeção : Projetores Pathé e áudio com 8 canais.
Capacidade : cerca de 110 lugares
Em funcionamento ? : Não. Hoje, Teatro Studio Heleny Guariba.
Antes, cine Bijou - Sala Sérgio Cardoso.

Curiosidades :
Os filmes da programação eram trocados semanalmente e ficavam em cartaz de quinta a terça-feira, às 18, 20 e 22 horas. Às quartas-feiras eram apresentados ciclos especiais as 18 e 20 horas, seguidos de debates. Nas sessões da meia-noite de sexta e sábado, havia sempre uma fita diferente. E aos sábados, às 14 e 16 horas, e domingos, às 15 horas, ocorriam projeções especiais para o público infantil e adolescente. Na última sexta-feira do mês, eram exibidos filmes diferentes da meia-noite ao amanhecer, numa promoção chamada "Noitão".

Histórico :
Em 1985, cineclubistas dissidentes do Cineclube Bixiga, criaram o Centro de Estudos Paulo Emilio Salles Gomes e um novo cineclube, o Oscarito, onde foram realizadas mostras e ciclos de importantes diretores, como Fassbinder e Fritz Lang. O Oscarito participou, também, de projetos externos, como o "6 e meia", exibindo filmes do cinema mudo no MASP. O cineclube levou ainda seus projetores para a rua e foi animar comunidades de diferentes regiões da cidade, com o projeto "Cinema na Rua". Para obter recursos, o Oscarito criou convênios com entidades culturais e empresas que davam descontos em sua programação. O cineclube tinha diversos tipos de associação, desde a vitalícia até anual, semestral ou mesmo trimestral. A partir de 15/01/1992, passou a pertencer ao Circuito Cineclube, que tinha, além do Oscarito, o Elétrico Cineclube, sala 1 e 2.

Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Dias: o Oscarito



Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.